Telefone

(48) 3653-1827

Atendimento WhatsApp

(48) 99114-7194

Dicas

Aprenda a Montar uma Caixa de Ferramentas para Você

17 de dezembro de 2019

Preparamos um tutorial para você acertar em cheio na montagem da sua “oficina” em casa! Aproveite as dicas e boa leitura.

Chave de Fenda

Essa é uma ferramenta indispensável na sua caixa. Ela é muito útil para diversas aplicações, desde um aperto na dobradiça frouxa da porta, desmontar algum objeto, até mesmo abrir uma lata de tinta. Opte por chaves que tenham haste longa, pois facilita o manuseio e proporciona maior força no aperto. Tamanhos recomendados: 1 pequena e 1 média.

Chave Philips

A chave philips tem uso semelhante ao da chave de fenda, com o diferencial de melhor encaixe em parafusos com a ponta em forma de “+”. Os conselhos são os mesmos dados anteriormente: opte por chaves com haste longa. Tamanhos recomendados: 1 pequena e 1 média.

Alicate Universal

O alicate universal tem diversas funções: apertar, cortar fios, segurar objetos, puxar e aplicar pressão. Opte por um cabo com isolamento até 1.000V, ele pode salvar sua vida caso haja um contato acidental com um fio energizado desencapado. Tamanho recomendado: 8 Polegadas.

Martelo

O martelo é essencial para se ter em casa. Opte pelo modelo de martelo tipo “unha”, por possuir uma ponta que possibilita a retirada de pregos. Opte por um cabo de madeira, que é mais leve e facilita o manuseio da ferramenta. Tamanho recomendado: médio, para ser mais leve.

Chave Inglesa

A chave inglesa (ou chave ajustável) é um bom coringa para sua caixa de ferramentas. Como o próprio nome diz, ela se ajusta a diversos tamanhos, dispensando a necessidade de comprar várias chaves de tamanhos diferentes. Tamanho recomendado: 10 Polegadas (abertura de 0 a 30mm).

Arco de Serra

Imagine que um cano de água tenha quebrado e você precisa substituí-lo. Sem uma serra adequada, você não conseguirá fazer o serviço. Além de PVC, essa serra possibilita também cortes em madeira e metal. Cada tipo de material possui uma serra adequada para corte. Uma dica interessante é optar por um arco desmontável, o que facilita o armazenamento.

Trena

Ferramenta muito útil no dia-a-dia do seu lar. Pensou em mover algum móvel de lugar, ou até mesmo comprar um novo? Se você não medir primeiro, corre risco de ter o trabalho de arrastar móveis em vão, descobrindo que não cabe no lugar que você quer. Tamanho recomendado: 5 metros.

Chave de Teste

Seu chuveiro queimou e você decide trocá-lo por um novo. Mesmo com o disjuntor desligado, a gente sempre fica com aquela dúvida: “será que realmente não tem corrente elétrica nesse fio?!”. Com essa chave você não precisa se arriscar, basta colocá-la na ponta do fio desencapado e posicionar o dedo na outra extremidade da chave e uma luz se acenderá caso o fio esteja energizado.

Furadeira

Muito provavelmente você não usará a furadeira com a mesma frequência que as outras ferramentas citadas acima, porém consideramos indispensável ter uma em casa. Vez ou outra precisamos pendurar um quadro novo, fixar o suporte da TV e até mesmo um porta toalhas para o banheiro. Invista em uma furadeira com a função de impacto, pois você consegue fazer furos tanto em madeira como em paredes de alvenaria, compensando o valor um pouco mais alto.

Acessórios

É muito importante também que você sempre tenha a disposição alguns acessórios na sua caixa de ferramentas, como: cola para canos; fita dupla face; fita isolante; fita veda rosca; buchas, parafusos e pregos. Além desses, brocas para utilizar na furadeira são indispensáveis. Opte por montar um conjunto com brocas para madeira, ferro e concreto.

Caixa para Ferramentas

Para manter suas ferramentas organizadas e não correr o risco de perdê-las, é importante adquirir uma caixa para armazená-las. Recomendamos um modelo de chapa, pois a sua durabilidade é maior em relação às caixas de plástico. Tamanho recomendado: 40 x 20 x 20cm (C x L x A).

Dicas na hora da compra

Priorize materiais de qualidade quando for comprar suas ferramentas, isso garante maior durabilidade para suas ferramentas. Busque marcas conhecidas no mercado e atente-se aos materiais que compõem a fabricação. Dê preferência ao aço cromo-vanádio quando se tratar das chaves e alicates, por exemplo.

Agora você está preparado para iniciar os serviços na sua casa! Vamos ao resumo:

Confira uma lista do que você precisa para montar sua caixa de ferramentas:

  • 2 Chaves de Fenda: 1 pequena e 1 média;
  • 2 Chaves Philips: 1 pequena e 1 média;
  • 1 Alicate Universal 8 Polegadas;
  • 1 Martelo Médio tipo “Unha”;
  • 1 Chave Inglesa 10 Polegadas;
  • 1 Arco de Serra;
  • 1 Trena de 5 Metros;
  • 1 Chave de Teste;
  • 1 Furadeira de Impacto;
  • Acessórios: parafusos e buchas, fitas isolante, veda rosca e dupla face, cola de cano e brocas para madeira, ferro e concreto;
  • Caixa de Ferramentas em Chapa: tamanho indicado 40 x 20 x 20cm (C x L x A)
  • Dica extra Eletro Kassio: para manter suas ferramentas bem conservadas, aplique óleo específico para ferramentas a cada 6 meses. Isso previne a corrosão e aumenta a vida útil das peças.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cadastre-se para ficar por dentro de tudo!!

Veja mais conteúdo sobre: Dicas