Telefone

(48) 3653-1827

Atendimento WhatsApp

(48) 99114-7194

CuriosidadesDicas

Conhece as vantagens de uma instalação trifásica?

9 de outubro de 2020

No momento em que estamos construindo nossa casa, comércio ou indústria, sempre surgem muitas dúvidas. Uma das mais comuns é quanto a escolher a melhor opção para o tipo de instalação para alimentação dos circuitos elétricos da casa: monofásico, bifásico ou trifásico? Qual escolher?!

Nas instalações monofásicas, temos uma limitação quanto a potência a ser instalada. Os circuitos monofásicos possuem dois condutores: 1 fase + 1 neutro e podem ser ligados em tensões de 127V ou 220V.
Em condições normais, não suportam potência muito maior que 8000W ou 8kW. Para efeitos comparativos, alguns chuveiros elétricos já apresentam potência de 7.700W, ou seja, praticamente ele sozinho atingindo o limite que essa instalação monofásica suportaria.

Para casos em que excedam os 8000W de potência instalada e que chegue a atingir até 25.000W, recomenda-se a instalação de um sistema bifásico.
Uma instalação bifásica contém 3 condutores: 2 fases + 1 neutro e podem ser ligados em tensões de 127/220V ou 220/380V.
A instalação bifásica pode ser necessária por motivos de potência instalada que exceda a capacidade que um sistema monofásico suporta, ou também, independente da potência apresentada, por necessidade de alguma máquina que possua motor elétrico bifásico, por exemplo.
Em uma instalação bifásica temos a vantagem de uma melhor distribuição de carga entre as fases do circuito, por possuir 2 condutores fase. Ou seja, utilizando o mesmo exemplo do chuveiro, em uma residência que possua dois chuveiros elétricos, podemos ligar um em cada fase e utilizar os dois ao mesmo tempo, sem problemas com sobrecarga no circuito.

Já em casos de potências maiores ainda (geralmente entre 25.000W até 75.000W), muito comuns em comércios, grandes residências ou indústrias, se faz necessário a instalação do sistema trifásico.
Uma instalação trifásica contém 4 condutores: 3 fases + 1 neutro e podem ser ligados em 127/220V ou 220/380V.
Além da necessidade para altas potências, alguns sistemas trifásicos se fazem necessários quando há motores elétricos trifásicos para serem ligados, geralmente em indústrias. Os motores trifásicos são grande maioria atualmente, por possuírem um menor custo de aquisição e manutenção e também serem mais compactos em relação aos monofásicos.
Uma das principais vantagens de um sistema trifásico, é por trabalhar “tranquilo”, exigindo menores bitolas de cabeamento devido a melhor distribuição de carga entres seus 3 condutores fase.

Finalizamos mais esse artigo tentando sanar da melhor forma possível algumas das principais dúvidas na parte elétrica, de quem está construindo ou montando o seu comércio/indústria.

Para maiores dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cadastre-se para ficar por dentro de tudo!!

Veja mais conteúdo sobre: CuriosidadesDicas